Aquele assunto Depressão…

As gerações anteriores a minha parecem ser ricas ou escondiam muito bem no que se refere a enfrentar os problemas! Eu mesma lembro a forma que minha avó ensinava a lidar com situações que hoje tornaram insustentáveis em escolas, por exemplo, como o bullying, uma porta direta para a depressão. Quero dizer que no tempo que vivemos estamos totalmente despreparados para lidar com esses “temas.” Nas redes sociais você pode encontrar textos como: “Aqui minha porta esta sempre aberta para uma conversa (…).” A questão é que nem sempre isso são verdades, a pessoa que sofre de depressão por vezes não tem forças para buscar ajuda e em outras não quer procurar, o desânimo é muito grande e a falta de informação das pessoas ao redor prejudica mais ainda a comunicação de quem passa por isso.

Estamos cada vez chegando ao extremo dessa doença e os números de suicídios entre pessoas de 15 a 29 anos só cresce. Eu ainda vejo que muitos acreditam ser besteira, mas não é! Temos que aprender a ter empatia ao próximo, pois só aprendemos algo quando realmente conosco, seria melhor tentar se colocar no lugar de um amigo ao julgá-lo ou que aconteça primeiro para depois então “levantar a bandeira”. Temos que deixar de ser tão duros e egoístas, e a melhor maneira de se fazer isso é de fato emprestar seus ouvidos a alguém que precisa muito conversar, seu ombro para quem precisa muito chorar…

Em casa a conversa tem que começar desde pequeno, a educação e respeito formam a base,  uma relação aberta com os filhos é o segredo. Pais abram seus olhos e vejam que seus filhos necessitam mais de atenção! Realmente o tempo que vivemos é desgastante, muito trabalho, pouco dinheiro, muitas despesas, relacionamentos ruins, tecnologia que “cega”. Nem tudo está perdido ainda dá tempo de mudar esse quadro, precisamos tomar a iniciativa e isso pode começar pequeno. Se você ver um colega chorando pare um instante pergunte se ele está bem é provável que resista e te diga que esta, insista e se mesmo assim não conseguir te contar abrace demonstre seu carinho e que precisando você estará ali para ouvir. Não te custara nada e nem vai doer se preocupar um pouco com o próximo. “O mundo precisa mais de afeto para sarar a sociedade.”

Publicado por natimds

Amo conversar, tomar café e cheiro de chuva.... Sou escritora e arrisco alguns poemas❤️

Um comentário em “Aquele assunto Depressão…

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora